A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA PECUÁRIA DE CORTE: um estudo sobre a utilização do software GPEC em empresas do Estado do Tocantins

Autores

  • Paulo César Ribeiro Quintairos UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU
  • Augusto de Rezende Campos UNIRG
  • Luiz Carlos Fraga e Silva Junior UNINOVE

Resumo

A Tecnologia da Informação — TI oferece ferramentas para auxiliar aos gestores de empresas nos processos decisórios. Entretanto, a eficácia dessas ferramentas depende do alinhamento da TI às estratégias das organizações. Neste artigo é apresentado um estudo sobre a percepção dos consultores do SEBRAE quanto ao uso do software GPEC em projeto de aprimoramento da gestão de empresas do setor de pecuária de corte do estado de Tocantins. A percepção desses consultores foi avaliada pela aplicação de um questionário semiestruturado respondido por todos os consultores envolvidos no projeto. Os resultados obtidos apontam que a formação e a experiência dos consultores torna a medida da percepção deles relevante para avaliar o uso do software estudado. Os consultores consideram o GPEC uma boa ferramenta para auxiliar a gestão das organizações envolvidas no projeto além de alinhada aos objetivos do projeto do SEBRAE.

Biografia do Autor

Paulo César Ribeiro Quintairos, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU

Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1995) e Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1999). Atualmente é professor da Universidade de Taubaté. Professor dos Programas de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU. Professor dos cursos de MBA da UNITAU. Linhas de pesquisa: Planejamento e Inovação Tecnológica; Inserção Regional na Economia Global. Grupos de Pesquisa: Inovação, Tecnologia da Informação e Comunicação. Áreas de interesse: Governança de Tecnologia da Informação; Métodos Quantitativos em Finanças.

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - UNITAU

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba (1985), Mestrado em Economia do Trabalho e da Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica - Área de Organização Industrial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998). Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica - Área de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010). Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté (UNITAU) - Exerce o Cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação na UNITAU. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (ISSN 1809-239X) na função de Editor Chefe. Membro do Conselho Editorial da Revista Latin American Journal of Business Management (ISSN 2178-4833) na função de Editor Chefe. Membro do Conselho Editorial da Revista Árvore (ISSN 0100-6762) na função de Parecerista. Membro do Conselho Editorial do Journal of Aerospace Technology and Management (ISSN 1984-9648) na função de Revisor Técnico. É membro do Corpo de Especialistas do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, economia brasileira, estratégia, indústria automobilística, indústria química e gerenciamento e formação executiva.

Augusto de Rezende Campos, UNIRG

Graduação em Ciencia da Computação pela Universidade Católica de Goiás (2001). Especialização em Informática e Educação pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor Assistente do Centro Universitário UNIRG e professor convidado do ITOP - Instituto Tocantinense de Pós Graduação. Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2010).

Luiz Carlos Fraga e Silva Junior, UNINOVE

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté (1997) e mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2004). Atualmente é Gerente de Tecnologia da Informação - Alstom Brasil Ltda, professor de pós-graduação dos cursos de especialização MBA da Universidade de Taubaté (onde também é coordenador auxiliar do MBA-TI e MBA-GP) e professor titular na Veris Educacional S/A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de TI, governança de TI, gerenciamento de projetos, segurança da informação e sistemas de informação em geral. É membro associado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Project Management Institute (PMI). É profissional certificado em ITIL Foundation (v2 e V3), ITIL Operational Support and Analysis (OSA) e CoBIT Foundation.

Publicado

04.11.2012

Como Citar

Quintairos, P. C. R., Oliveira, E. A. de A. Q., Campos, A. de R., & Fraga e Silva Junior, L. C. (2012). A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA PECUÁRIA DE CORTE: um estudo sobre a utilização do software GPEC em empresas do Estado do Tocantins. Latin American Journal of Business Management, 3(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/37

Edição

Seção

Cases