A influência do prêmio de exportação, da taxa de câmbio e dos preços externos sobre o preço da soja no Brasil
Palavras-chave:
Soja em grão, Comercialização, Formação de preço, Preços externos, Regressão linear múltiplaResumo
O presente trabalho teve como objetivo principal confirmar a hipótese de que os preços recebidos pelos produtores de soja brasileiros são uma função de três variáveis importantes: os preços observados no mercado internacional, que tem como principal referência os contratos futuros negociados na bolsa de Chicago (CBOT), a taxa de câmbio Real/Dólar e o prêmio de exportação da soja - base Paranaguá, utilizando, para isso, a metodologia de análise de regressão múltipla. Secundariamente, pretendeu-se confirmar a caracterização do Brasil como tomador de preços no mercado internacional da soja. Constatou-se que o modelo se apresentou bastante apropriado, pois permitiu analisar satisfatoriamente a relação entre as variáveis e conclui-se que o preço recebido pelos produtores brasileiros de soja é realmente função destas variáveis, sendo os preços no mercado externo, base CBOT, e a taxa de câmbio, as variáveis de maior efeito sobre os preços internos.Downloads
Como Citar
Souza, G. R. de, Oliveira, S. C. de, & Santini, G. A. (2013). A influência do prêmio de exportação, da taxa de câmbio e dos preços externos sobre o preço da soja no Brasil. Latin American Journal of Business Management, 4(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/122
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.