Dimensionamento de tancagem de combustí­vel em bases secundárias: decisões de investimento para superar ineficiências do sistema de transporte ferroviário

Autores

  • Sérgio de Souza Araujo
  • Valéria Campos Gomes de Souza Miccuci
  • Nélio Domingues Pizzolato

Palavras-chave:

Transporte ferroviário, Logí­stica, Estoque, Tancagem, Combustí­veis

Resumo

Neste artigo é abordada a cadeia de distribuição de derivados de petróleo no Brasil, com foco na avaliação econômica do investimento adicional necessário para construção ou ampliação de tanques para armazenagem de combustíveis líquidos em Bases Secundárias a fim de evitar rupturas na distribuição. A relevância do estudo realizado deve-se ao fato de que, no Modelo de Distribuição de Combustíveis Líquidos no Brasil, o sistema ferroviário tem apresentado ineficiências nas operações de transferências de combustíveis líquidos de Bases Primárias para Bases Secundárias. Concluiu-se que a realização dos investimentos em estoque de segurança e em tancagens adicionais nas Bases Secundárias seria a melhor alternativa sob o ponto de vista econômico, de modo a melhor se prevenir contra a incipiente confiabilidade do sistema ferroviário, especialmente nos períodos de safra agrícola. O estudo inclui, também, uma análise de sensibilidade da proposta com respeito a alterações nos dados do problema.

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Como Citar

Araujo, S. de S., Miccuci, V. C. G. de S., & Pizzolato, N. D. (2013). Dimensionamento de tancagem de combustí­vel em bases secundárias: decisões de investimento para superar ineficiências do sistema de transporte ferroviário. Latin American Journal of Business Management, 4(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/128

Edição

Seção

Artigos Científicos