A contribuição dos estudos culturais para a compreensão do consumidor contemporâneo

Autores

  • Monica Franchi Carniello
  • Moacir José dos Santos

Palavras-chave:

estudos culturais, consumidor, cultura, meios de comunicação

Resumo

A evolução das teorias da comunicação elaboradas no século XX possui correspodência histórica e conceitual com as técnicas e estratégias utilizadas pela comunicação mercadológica. Destacam-se, entre as teorias da comunicação, os estudos culurais, que, principalmente nas décadas de 60 e 70, representaram uma mudança paradigmática na forma de compreender o consumidor. Este deixa de ser visto como um ser passivo e diretamente influenciado e manipulado pelas mídias para ser um ator social, inserido em um ambiente cultural e que mantém uma relação bilateral com ele. A mudança de referencial é refletida na própria orientação do marketing, que deixa de ser focado para as vendas para direcionar-se ao consumidor.

Downloads

Publicado

17.07.2011

Como Citar

Carniello, M. F., & Santos, M. J. dos. (2011). A contribuição dos estudos culturais para a compreensão do consumidor contemporâneo. Latin American Journal of Business Management, 2(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/13

Edição

Seção

Artigos Científicos