A contribuição dos estudos culturais para a compreensão do consumidor contemporâneo
Palavras-chave:
estudos culturais, consumidor, cultura, meios de comunicaçãoResumo
A evolução das teorias da comunicação elaboradas no século XX possui correspodência histórica e conceitual com as técnicas e estratégias utilizadas pela comunicação mercadológica. Destacam-se, entre as teorias da comunicação, os estudos culurais, que, principalmente nas décadas de 60 e 70, representaram uma mudança paradigmática na forma de compreender o consumidor. Este deixa de ser visto como um ser passivo e diretamente influenciado e manipulado pelas mídias para ser um ator social, inserido em um ambiente cultural e que mantém uma relação bilateral com ele. A mudança de referencial é refletida na própria orientação do marketing, que deixa de ser focado para as vendas para direcionar-se ao consumidor.Downloads
Publicado
17.07.2011
Como Citar
Carniello, M. F., & Santos, M. J. dos. (2011). A contribuição dos estudos culturais para a compreensão do consumidor contemporâneo. Latin American Journal of Business Management, 2(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/13
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.