O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil

Autores

  • Laiza Meira de Borba
  • José Luis Gomes da Silva

Palavras-chave:

Sistema de Informação Geográfica, Logí­stica, Gerenciamento de Transporte

Resumo

O transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS.

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Como Citar

Borba, L. M. de, & Silva, J. L. G. da. (2011). O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil. Latin American Journal of Business Management, 1(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16

Edição

Seção

Artigos Científicos