Caracterí­sticas necessárias aos lí­deres e liderados para implantação e desenvolvimento de novas metodologias: estudo no setor de estamparia de uma empresa automobilí­stica

Autores

  • Adriana Leônidas de Oliveira
  • Alex Oliveira de Carvalho

Palavras-chave:

Liderança, Novas metodologias, Setor de estamparia, Indústria automobilí­stica

Resumo

O setor automobilístico está em constante mudança, o que exige dos líderes e liderados uma capacidade de adaptação muito rápida às novas metodologias e ferramentas. O presente trabalho teve o objetivo de analisar quais as características necessárias a líderes e liderados para o sucesso na implantação e desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias no setor de Estamparia de uma empresa Automobilística. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de levantamento, sendo que foram aplicados questionários a 15 líderes e 85 liderados do setor. Resultados revelaram que os líderes e os liderados visualizam a estratégia da empresa e são comprometidos. A característica mais apontada como necessária para líderes e liderados foi "ser confiável". "Saber seus limites" foi uma característica de destaque entre os líderes; já entre os liderados recebeu destaque a característica "adequar-se às tarefas". Os resultados apontam também que as principais dificuldades encontradas na implantação das ferramentas e metodologias por parte de ambos foram: falta de recursos para a implantação, tempo de treinamento inadequado e demora no tempo da implantação das ferramentas e metodologias. Concluiu-se que não existe uma metodologia perfeita e sim uma metodologia que deve se adequar à realidade de cada empresa.

Downloads

Como Citar

Oliveira, A. L. de, & Carvalho, A. O. de. (2011). Caracterí­sticas necessárias aos lí­deres e liderados para implantação e desenvolvimento de novas metodologias: estudo no setor de estamparia de uma empresa automobilí­stica. Latin American Journal of Business Management, 1(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/17

Edição

Seção

Artigos