Satisfação de compradores e posicionamento estratégico no B2B: uma proposta de aplicação de resultados de pesquisa na formulação de estratégias
Palavras-chave:
Satisfação de compradores, Posicionamento estratégico, Análise de conglomerados, Mercados industriaisResumo
Esta investigação contempla a identificação de atributos de satisfação que mais discriminam grupos de compradores de máquinas para o beneficiamento de vidros e, também, o mapeamento dos diversos grupos de compradores sob a ótica da satisfação nos produtos adquiridos. Prioritariamente, porém, este trabalho propõe o uso de uma ferramenta que facilite a identificação do tipo de posicionamento estratégico a ser adotado por empresas que disponham de resultados de pesquisas de satisfação de clientes. No plano metodológico, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, realizado a partir de uma amostra de 138 casos, por meio da Análise de Conglomerados. As realizações deste estudo contribuem, portanto, para o avanço do conhecimento sobre setores pouco explorados na literatura científica, bem como ampliam a discussão sobre a relevância das pesquisas de satisfação nos processos de formulação de estratégias.Downloads
Como Citar
Moran, M. R., Silva, M. A., Ramalho, N. C., & Gouvêa, M. A. (2014). Satisfação de compradores e posicionamento estratégico no B2B: uma proposta de aplicação de resultados de pesquisa na formulação de estratégias. Latin American Journal of Business Management, 4(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/171
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.