Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Marco Aurélio Cavalcante Ayres
  • Elvira Aparecida Simões de Araújo
  • Quésia Postigo Kamimura

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumo

Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Como Citar

Ayres, M. A. C., Araújo, E. A. S. de, & Kamimura, Q. P. (2015). Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem. Latin American Journal of Business Management, 5(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/205

Edição

Seção

Artigos Científicos