A comunicação polí­tica aplicada em uma campanha eleitoral municipal no municí­pio de São José dos Campos - SP

Autores

  • Leila Elias Succar
  • Monica Franchi Carniello
  • Luis Fernando Zulietti

Palavras-chave:

Comunicação Polí­tica, Campanhas Eleitorais, Marketing Polí­tico, Estratégia de Comunicação.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender como são feitas a comunicação e as campanhas políticas e eleitorais na cidade de São José dos Campos, se são realizadas de forma planejadas ou não planejadas, e como os eleitores as percebem. Primeiramente foi realizado o levantamento bibliográfico, em seguida foram aplicadas duas pesquisas, sendo uma qualitativa exploratória e outra descritiva quantitativa não probabilística acidental. Contém 14 questões abertas e fechadas, realizada eletronicamente com eleitores escolhidos de forma aleatória, foi possível investigar se o eleitor está ou não satisfeito com a maneira que as campanhas eleitorais para vereadores vêm sendo realizadas em nossa cidade. E uma a pesquisa qualitativa com a candidata a vereadora, foi possível conhecer sobre os meios de comunicação utilizados em sua campanha, e quais ela considerou eficaz. Sob a ótica do eleitor e da candidata, foi possível compreender qual a percepção de cada parte em relação à imagem pública, as estratégias de campanha e a forma de comunicar e divulgar as propostas políticas na cidade. Os resultados das pesquisas apontam que 50% dos candidatos priorizam motivos racionais para definição dos candidatos, dos quais 20% votam em candidatos que se comprometam a realizar melhorias em sua região, e ofereçam benefícios sociais, econômicos e profissionais; 25% votam em candidatos que se comprometam com saúde, educação, segurança pública; e outros setores críticos para o bem comum e 5% trocam seu voto caso o governo esteja bem.

Downloads

Como Citar

Succar, L. E., Carniello, M. F., & Zulietti, L. F. (2015). A comunicação polí­tica aplicada em uma campanha eleitoral municipal no municí­pio de São José dos Campos - SP. Latin American Journal of Business Management, 5(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/208

Edição

Seção

Artigos Científicos