Gestão do conhecimento organizacional: uma abordagem nas prestadoras de serviços contábeis

Autores

  • Gessy Dhein Oliveira
  • Deyvison de Lima Oliveira
  • Elizângela Maria Oliveira Custódio
  • Estela Pitwak Rossoni

Palavras-chave:

conhecimento organizacional, gestão do conhecimento, organizações contábeis, colaboradores internos

Resumo

Este artigo objetiva identificar elementos que caracterizem a gestão do conhecimento organizacional pelos gestores de organizações prestadoras de serviços contábeis no município de Vilhena (RO), tomando como unidade de análise os colaboradores internos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Casos múltiplos. Para coleta de dados, empregou-se questionário estruturado – em entrevista pessoal com os gestores. A definição dos casos foi de forma aleatória. Ao final da pesquisa verificou-se que há uma grande preocupação dos gestores em terem colaboradores bem formados e informados; que os colaboradores recebem incentivos financeiros e morais por compartilhar novas idéias que tragam benefícios para a organização; que existe uma preocupação por parte das organizações em gerenciar os conhecimentos de seus colaboradores, para que os mesmos sejam motivados à atualização constante e uma preocupação com o crescimento de seus conhecimentos profissionais, tendo um colaborador mais comprometido com as soluções que a organização pode fornecer aos seus clientes.

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Como Citar

Oliveira, G. D., Oliveira, D. de L., Custódio, E. M. O., & Rossoni, E. P. (2012). Gestão do conhecimento organizacional: uma abordagem nas prestadoras de serviços contábeis. Latin American Journal of Business Management, 2(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/29

Edição

Seção

Artigos Científicos