UM ESTUDO SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES DAS REDES LIGADOS AOS CIRCUITOS DE CORRIDA DE RUA

Autores

  • Teodoro Malta Campos
  • Marcela Barbosa de Moraes
  • Edmilson Lima

Palavras-chave:

Redes de relação, Empreendedorismo, Gestão do esporte, Corridas de rua

Resumo

A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo analisar como se caracteriza empreendedores das redes de relação ligadas aos circuitos de corridas de rua na cidade de São Paulo. Foram estudadas duas organizações e suas respectivas redes. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram coletados nos sítios de internet das organizações e em outros especializados em corridas de rua, assim como em entrevistas com profissionais de assessoria esportiva. A análise dos dados possibilitou caracterizar três tipos de participantes das redes de relação: (i) instituições organizadoras de corrida; (ii) organizações parceiras; (iii) empresas e profissionais satélites. As instituições organizadoras apresentam um perfil empreendedor ligado à identificação de oportunidades. As organizações parceiras apresentam um perfil voltada ao marketing, pois objetivam associar a sua marca na promoção de corridas de rua. Empresas e profissionais satélites apresentam um perfil empreendedor numa perspectiva que foca identificação de oportunidades e possibilidades de diversificação de clientes, incluindo no rol de clientes atendidos os participantes de corridas de rua.

Downloads

Como Citar

Campos, T. M., Moraes, M. B. de, & Lima, E. (2016). UM ESTUDO SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES DAS REDES LIGADOS AOS CIRCUITOS DE CORRIDA DE RUA. Latin American Journal of Business Management, 6(3). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/290

Edição

Seção

Artigos Científicos