MOBILIDADE URBANA E SEGREGAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CALÇADAS DO DISTRITO JARDIM ÂNGELA/ SÃO PAULO - SP - BRASIL

Autores

  • Jane da Cunha Calado
  • Dayana Brainer da Silva Furtado
  • Romildo de Souza Dias
  • Cristiano Capellani Quaresma
  • Diego de Melo Conti

Resumo

Problemas fí­sicos de mobilidade urbana implicam em imobilidade socioeconômica. Esta questão se faz presente nas discussões relativas aos deslocamentos de pessoas entre as áreas periféricas e centrais, sobretudo de grandes cidades de paí­ses em desenvolvimento, à exemplo da cidade de São Paulo no Brasil. Os problemas urbanos afetam a toda a população citadina, porém recaem mais fortemente sobre a população mais pobre, a qual sofre com as variadas formas de segregação socioespacial. Mas o que se pode dizer em relação à população pobre, que reside em lugares de elevados í­ndices de vulnerabilidade social, e que se caracteriza por apresentar mobilidade reduzida, à exemplo dos cadeirantes e dos idosos? O objetivo deste estudo foi selecionar o Distrito da cidade de São Paulo que apresentou o maior Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), conforme dados do Censo Demográfico 2010, e identificar as principais irregularidades encontradas nas calçadas, observando o disposto na legislação municipal e normatização vigentes. Foi realizada pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, constituindo um Estudo de Caso e utilizou-se como instrumentos de pesquisa o levantamento bibliográfico e a avaliação técnica em campo. Para isso, a seleção das vias avaliadas se deu por meio de sorteio, obedecendo aos princí­pios da aleatoriedade. As vistorias técnicas realizadas no perí­odo de maio a julho de 2018 possibilitaram verificar a precariedade dos passeios públicos, bem como a ausência de critérios técnicos e de respeito à normatização na sua construção e manutenção. Espera-se que os resultados ora apresentados e discutidos contribuam para com ações do poder público ligadas à gestão das cidades, sobretudo aquelas relacionadas a melhorias das condições de acessibilidade e mobilidade em áreas periféricas, contribuindo assim para a construção de cidades mais justas e inclusivas.

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Publicado

06.04.2019

Como Citar

Calado, J. da C., Furtado, D. B. da S., Dias, R. de S., Quaresma, C. C., & Conti, D. de M. (2019). MOBILIDADE URBANA E SEGREGAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CALÇADAS DO DISTRITO JARDIM ÂNGELA/ SÃO PAULO - SP - BRASIL. Latin American Journal of Business Management, 9(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/511

Edição

Seção

Artigos Científicos