INTEGRAÇÃO COM AGENTES DA REDE DE COLABORAÇÃO PARA INOVAÇÃO DE PRODUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM PMES DO PARANÁ
Palavras-chave:
Inovação de produtos. Desenvolvimento de novos produtos. Integração com agentes da rede colaborativa. Redes de colaboração local.Resumo
A integração com agentes da rede de colaboração para o desenvolvimento de inovações de produtos pode auxiliar as organizações na identificação de novas oportunidades, nichos de mercado locais e necessidades não atendidas dos clientes, contribuindo para a redução de custos no processo e melhorando a assertividade dos produtos desenvolvidos. Contudo, a integração é altamente influenciada por diversos fatores culturais, restrições e particularidades de cada setor e mercado para o qual a empresa desenvolve seus produtos. Analisando o contexto de empresas de pequeno e médio porte do interior do estado do Paraná, o objetivo deste artigo é verificar quais as integrações com agentes da rede de colaboração da empresa que são mais utilizadas e quais relações podem ser percebidas entre estas e com o porte, a idade da empresa, a quantidade de inovações desenvolvidas e o tempo médio de duração dos projetos de produtos. Percebe-se que empresas que adotam práticas de integração com um dos agentes da cadeia de suprimentos tendem a adotar também integração com os demais agentes. Além disso, a integração com clientes e com terceiros tende a tornar mais demorado o projeto de produtos.Downloads
Publicado
21.04.2020
Como Citar
Moro, S. R., Júnior, A. B., & Kachba, Y. R. (2020). INTEGRAÇÃO COM AGENTES DA REDE DE COLABORAÇÃO PARA INOVAÇÃO DE PRODUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM PMES DO PARANÁ. Latin American Journal of Business Management, 10(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/554
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.