REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Alessandro Luiz de Oliveira
  • Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Palavras-chave:

Reconhecimento de curso, Avaliação de curso superior, Qualidade na educação superior.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as Representações Sociais de professores do ensino superior sobre o processo de avaliação dos cursos de graduação e identificar como estes sujeitos (professores) se inter-relacionam e representam os processos de avaliação oficiais do MEC/INEP. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Para coletas de dados foram utilizados dois instrumentos, um questionário formado por questões fechadas e entrevista semiestruturada com questões abertas. Os dados qualitativos, através da análise de discurso, foram categorizados pelo software IRAMUTEQ®. Os dados quantitativos foram coletados pelo aplicativo Google Forms, tratados através do software IBM-SPSS, e analisados através da estatí­stica descritiva. Para uma melhor abordagem analí­tica utilizou-se a técnica da triangulação de dados, integrando as abordagens qualitativa e quantitativa. Conhecer e debater as RS dos professores sobre o processo de avaliação de cursos de graduação, traz à tona elementos que podem ser utilizados para a formação de estratégias e polí­ticas voltadas para um melhor aproveitamento das avaliações e regulação em geral, no sentido de explorar o caráter diagnóstico dos instrumentos, e para potencializar a sua caracterí­stica formativa, ampliando os debates e dando melhor e maior publicidade aos dados.

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Publicado

21.04.2020

Como Citar

Oliveira, A. L. de, & Camargo Ortiz Monteiro, P. D. E. B. de S. (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Latin American Journal of Business Management, 10(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/564

Edição

Seção

Artigos Científicos