POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇAO NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA: FORMAÇAO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES NO ANO DE 2018

Janira Martins Silva Hilarino, Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues

Resumo


O presente trabalho trata das políticas pública em educação e da formação continuada no município de Imperatriz, estado do Maranhão, no ano de 2018. A formação continuada constitui uma política pública significativa, pois, ele capacita diversos profissionais para o ato da didática e da reflexão no espaço da sala de aula, no qual só tem a contribuir para o seu dia a dia como professor. Os objetivos do estudo são: geral - apresentar principais formações realizadas no município de Imperatriz, estado do Maranhão no ano de 2018; já os específicos são: identificar o papel das políticas públicas; conceituar políticas públicas; evidenciar a importância da formação continuada para os docentes e apresentar as características da formação continuada para capacitação dos profissionais em educação. A metodologia do estudo foi descritivo, transversal com abordagem quantitativa, com extração de informações através da Secretaria de Educação Estadual do Maranhão (SEDUC), por busca online relacionado ao período de 2018. Os resultados obtidos permitiram verificar que foram capacitados mais quinhentos professores e demais profissionais da educação, envolvendo formação continuada em diversas áreas, as mais relevantes destinaram-se para formação de pedagogos no sistema prisional, formação para Educação Inclusiva, entre outras. Conclui-se que a formação continuada concentra-se em uma excelente estratégia de política pública, possibilitando agregar conhecimentos diversos acerca da Educação, fornecendo subsídios para novos saberes e assim alavancar os eixos e os direitos de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Políticas Públicas. Formação continuada. Educação.

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ISSN: 2178-4833