O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Paulo Roseta
  • Bruno Miguel Sousa

Palavras-chave:

Ecoturismo, lealdade, sustentabilidade, ecoturista

Resumo

O turismo tem um papel importante na economia mundial devido ao potencial dos territórios (recursos materiais e imateriais). O ecoturismo tem como base os princí­pios fundamentais do turismo sustentável. Por conseguinte, a gestão dos territórios e, consequentemente, da marca territorial, proporciona diversas vantagens ao ní­vel do desenvolvimento sustentável de um destino turí­stico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as determinantes no processo de decisão do consumidor em contextos de ecoturismo, assim como verificar a sua crescente importância do ecoturismo em prol do desenvolvimento sustentável. Os resultados evidenciam um notório crescimento deste segmento, com base na administração inquéritos por questionário na modalidade online (197 respostas obtidas) a visitantes deste segmento turí­stico. Os dados alcançados permitem concluir que a imagem de destino turí­stico tem um papel fundamental em termos da experiência e da própria satisfação do turista, havendo a necessidade de melhorar o grau de afetividade em relação à unidade hoteleira, consequência da imagem de destino e que influencia a sua satisfação.

Downloads

Publicado

28.05.2020

Como Citar

Roseta, P., & Sousa, B. M. (2020). O PAPEL DO MARKETING COMO POTENCIADOR DO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Latin American Journal of Business Management, 10(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/573

Edição

Seção

Artigos Científicos