COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Juliana Bárbara Moraes, Marilsa de Sá Rodrigues

Resumo


Este artigo teve como objetivo classificar, segundo os conceitos do C.H.A. (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), as competências profissionais previstas nos Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs dos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais ofertados por três unidades do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, verificando quais delas são mais enfatizadas, assim como demonstrando as convergências e divergências existentes. O presente estudo, de abordagem qualitativa, utilizou a metodologia das pesquisas exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos, documental e bibliográfica. Os resultados encontrados constataram que há divergências entre as competências profissionais previstas nos PPCs dos cursos havendo ainda indícios da falta de padronização na elaboração do referido perfil. Resultou ainda na constatação de que, do somatório total de competências previstas nos PPCs das três unidades, apenas metade delas possuíam convergências e correspondências entre si.

Palavras-chave


Competência. Conhecimento. Habilidade. Atitude. Ensino Superior.

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ISSN: 2178-4833