OS FABRICANTES DE VEÍCULOS DE DUAS RODAS DA ZONA FRANCA DE MANAUS PODEM SER VISTOS COM PERTENCENTES A UM CLUSTER?

Thiago Carrano Bernardes, Lucineia Batista, Patricia Andrade Paines, Matheus Humberto Ceballos, Nelson Casarotto

Resumo


A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico com objetivo de integrar a região Norte ao resto do país. Esse modelo é importante, pois concilia o crescimento econômico e social com a preservação da floresta. Dentre os segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM), o de duas rodas apresenta grande concentração das atividades deste setor nesta região. Neste sentido, o presente artigo buscou com base na literatura e utilizando índices de concentração (GL) e de localização (QL), verificar se as empresas desse segmento apresentam características que as definam como integrantes de um cluster industrial. Para a identificação dessas características foram percorridas etapas básicas para o mapeamento de forma quantitativa: a definição da região econômica; o cálculo das concentrações de emprego, empresas, faturamento e valor de transformação através de QL e GL e a seleção das classes CNAE. O resultado encontrado de QL variou 17,03 até 62,20, dependendo da área de atividade do setor e da base de dados utilizada. O QL maior que 1 indica que há concentração da atividade econômica especificada no setor observado superior à concentração desta atividade no país. Os valores do GL para os dados de empregos formais e estabelecimentos da RAIS em 2018 e de faturamento líquido, ocupação de pessoal e valor de transformação da PIA em 2018 variaram de 0,5273 a 0,9414 para o Brasil, apresentando uma maior concentração desses indicadores no município de Manaus-AM. Várias características de clusters industriais foram avaliadas, entre elas: espaço geográfico definido, através dos indicadores de localização e concentração respectivamente, (QL e GL); participação governamental em clusters através de incentivos fiscais; cooperação horizontal e vertical; concentração de mão de obra especializada. Esse trabalho apresenta-se como um passo inicial para a definição se o subpolo duas rodas do PIM se caracteriza como um cluster.

Palavras-chave


Clusters, Zona Franca de Manaus, Duas Rodas, Quoeficiente Locacional e Gini Locacional.

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ISSN: 2178-4833