LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO-OESTE MINEIRO

Gisele Adriana da Silva Castro, Débora Nogueira Campos Lobato

Resumo


Este artigo tratou de analisar a adequação de três Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do centro-oeste mineiro quanto à implementação das licitações sustentáveis. Para atingir os resultados, a pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira, dotada de pesquisa quantitativa, buscou verificar o patamar dessas IFES quanto à aquisição de produtos sustentáveis, analisando seus editais de compra nos anos de 2011 a 2013. Na segunda etapa dotada de pesquisa qualitativa, buscou-se verificar, através de entrevista semiestruturada, as medidas adotadas, bem como possíveis barreiras e dificuldades encontradas pelas instituições nessa implementação. Os resultados indicaram que essas instituições adquiriram poucos itens com critérios sustentáveis, portanto ainda encontram-se em fase incipiente nessa implementação. Foram detectadas várias barreiras e dificuldades enfrentadas por elas, mas é possível notar algumas ações e iniciativas positivas realizadas por essas IFES. Percebe-se portanto, que a implementação das licitações sustentáveis trata-se de um processo moroso, gradual, que está em sua fase iniciante e requer a conscientização, participação e envolvimento de todos: população, empresas e governo, para se incluir a sustentabilidade com êxito nas compras governamentais.

Palavras-chave


Compras públicas. Sustentabilidade. Desenvolvimento regional

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ISSN: 2178-4833