COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Autores

Palavras-chave:

Comportamento. Consumidor. Economia Comportamental.

Resumo

Devido à globalização e a forte concorrência, as empresas competem cada vez mais de forma feroz para atrair e reter os consumidores. Este atual cenário coloca em voga a necessidade das organizações em compreender o comportamento do consumidor e de construir relações duradouras e de longo prazo com seus clientes. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento frente à percepção do consumo online dos estudantes de graduação dos cursos de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté. Para tanto, a metodologia adotada consistiu na aplicação de uma pesquisa quantitativa com uma amostra probabilí­stica de 283 alunos dos cursos de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté. Os dados primários da pesquisa foram obtidos pela aplicação de um questionário fechado composto por duas partes. A primeira apresentou cinco perguntas categóricas, referentes ao perfil demográfico do entrevistado, e a segunda parte apresentou seis perguntas baseadas na percepção do consumo online. Os resultados encontrados na pesquisa foram satisfatórios e em alguns momentos surpreendentes. Os vieses da Teoria Comportamental foram em alguns momentos percebidos na amostra utilizada, o que reforça a questão da importância dos estudos comportamentais para as organizações, visto que a personalidade faz com que os indiví­duos sejam únicos e isso com certeza afeta a maneira pela qual consomem ou avaliam produtos e serviços. Por fim, foi possí­vel afirmar que o presente estudo sobre Comportamento do consumidor Online foi enriquecedor, por ter produzido uma documentação que poderá ser útil para pesquisas futuras sobre o assunto e contribuiu satisfatoriamente para a produção de conhecimento em Ciências Sociais Aplicadas.

Biografia do Autor

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté

Pós-doutoranda no Centro de Sí­ntese Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Gabriel Siqueira, Universidade de Taubaté

Bacharel em Economia pela Universidade de Taubaté.

Mestrando no Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional na Universidade de Taubaté

Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté

Doutor em Organização Industrial (Aeronáutica e Mecânica) pelo ITA

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade de Taubaté

Downloads

Publicado

31.07.2022

Como Citar

Moraes, M. B. de, Siqueira, G., & Oliveira, E. A. de A. Q. (2022). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ. Latin American Journal of Business Management, 13(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/644

Edição

Seção

Artigos