COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Palavras-chave:
Comportamento. Consumidor. Economia Comportamental.Resumo
Devido à globalização e a forte concorrência, as empresas competem cada vez mais de forma feroz para atrair e reter os consumidores. Este atual cenário coloca em voga a necessidade das organizações em compreender o comportamento do consumidor e de construir relações duradouras e de longo prazo com seus clientes. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento frente à percepção do consumo online dos estudantes de graduação dos cursos de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté. Para tanto, a metodologia adotada consistiu na aplicação de uma pesquisa quantitativa com uma amostra probabilística de 283 alunos dos cursos de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté. Os dados primários da pesquisa foram obtidos pela aplicação de um questionário fechado composto por duas partes. A primeira apresentou cinco perguntas categóricas, referentes ao perfil demográfico do entrevistado, e a segunda parte apresentou seis perguntas baseadas na percepção do consumo online. Os resultados encontrados na pesquisa foram satisfatórios e em alguns momentos surpreendentes. Os vieses da Teoria Comportamental foram em alguns momentos percebidos na amostra utilizada, o que reforça a questão da importância dos estudos comportamentais para as organizações, visto que a personalidade faz com que os indivíduos sejam únicos e isso com certeza afeta a maneira pela qual consomem ou avaliam produtos e serviços. Por fim, foi possível afirmar que o presente estudo sobre Comportamento do consumidor Online foi enriquecedor, por ter produzido uma documentação que poderá ser útil para pesquisas futuras sobre o assunto e contribuiu satisfatoriamente para a produção de conhecimento em Ciências Sociais Aplicadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.