PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA E PRIVADA
Resumo
A sobrevivência das organizações depende do planejamento, posto que os resultados são obtidos pelas estratégias e engajamento de seus colaboradores. As instituições necessitam de competências de liderança visando o alcance dos objetivos. Este trabalho descreve as competências percebidas pelos gestores como importantes para funções de liderança. Foi aplicado um questionário desenvolvido por Lopes (2009), o qual analisa a percepção de 21 gestores de empresas do setor financeiro, situadas no Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte. Os dados foram tratados quantitativamente através da estatística descritiva, e qualitativamente através da análise de conteúdo. Os resultados ressaltam a existência de concordâncias e diferenças entre gestores das empresas públicas e privadas. Na visão dos entrevistados essas características são essenciais para o exercício da liderança e o desenvolvimento de competências. Observou-se que as competências para o desenvolvimento de liderança estão relacionadas com a capacidade de aprimoramento, relacionamento e comprometimento com as metas.
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