INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
Resumo
No Instituto Tecnológico de Aeronáutica desenvolveu-se um programa interno de formação continuada, dedicado aos professores, nomeado ForCon – ITA, referenciado no modelo de Educação 4.0. Durante a pandemia, a tecnologia avançou exacerbadamente, moldando novas formas e abordagens educacionais, emergindo a Educação 5.0. Tanto os docentes quantos os discentes, desenvolveram novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, adquirindo diversificadas habilidades no contexto pandêmico vivenciado. Progressivamente, a educação evoluiu, apresentando, cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco principalmente nas “soft skills”. Diante desse contexto, este artigo objetivou descrever as técnicas utilizadas nas aulas oferecidas, no ITA, pelo programa de formação continuada dedicado aos docentes que participaram do curso ForCon–ITA, cujo foco foi o modelo da Educação 4.0., corroborando com a aplicação dos conceitos teóricos das Educações 4.0 e 5.0, na prática pela disciplina MP-261, Engenharia de Fatores Humanos, do curso Pós-Graduação, ministrada em 2020, no ápice da pandemia, momento em que a educação foi incentivada a utilizar recursos tecnológicos e diversificar o currículo. Nessa proposta utilizou-se entrevistas semiestruturadas como instrumento norteador para adquirir os relatos sobre a aplicação da metodologia através do olhar docente. Como resultado averiguou-se a implementação e utilização das abordagens da Educação 4.0 e 5.0 na prática docente por meio do uso de plataformas digitais e atividades formativas, que incentivaram a interação entre os discentes e o docente da disciplina, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como autogerenciamento, conhecimento às suas limitações e oferecendo possibilidade de melhorias, por meio do conteúdo abordado de forma sistêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.