INOVAÇÃO, PEQUENA EMPRESA E FLORESCIMENTO HUMANO

Autores

Resumo

Este artigo objetiva compreender o papel da inovação e da pequena empresa no florescimento humano. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso múltiplo, conduzido em cinco pequenas empresas localizadas numa localidade pobre. As fontes de evidências foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores/donos, de documentos e de evidências visuais. As entrevistas foram gravadas, transcritas e codificadas e os documentos e as evidências visuais foram codificados para análise. Os casos foram analisados individualmente e comparados. Os resultados demonstraram que a pequena empresa possui forte vínculo com o gestor e com a localidade, e que as inovações geradas/adotadas por essas empresas foram responsáveis por tornar os negócios economicamente e socialmente significativos para os gestores/donos e para a localidade. As pequenas empresas e as inovações permitiram aos indivíduos por trás desses negócios uma participação mais ativa na sociedade e o florescimento de suas capacidades humanas. Como contribuição, este artigo avança na compreensão sobre a influência da inovação e da pequena empresa no florescimento humano e sobre como o florescimento humano influencia a localidade.

Biografia do Autor

Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP (2020). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP (2018). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2013). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2011). Tem interesse de pesquisa em: inovação, pequena empresa e desenvolvimento. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como Professora Substituta do Departamento de Administração (2013). Lecionou na Universidade Federal de Alagoas como Professora Assistente do Eixo Tecnologia (2013-2018). Atuou no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP (2019). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Administração (2018-Atual) e no Mestrado Acadêmico em Administração - PROPADM (2019-Atual). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS (2021-2022). Líder do grupo de pesquisa Observatório de Tecnologia, Inovação e Organizações (2021-2022). Líder de divisão do tema Políticas Públicas de Inovação e Empreendedorismo da ANPAD (2020-Atual). Membro do Academy of Management (AOM) (2020-Atual). Foi Assistente de Pesquisa do Fórum de Inovação da FGV/EAESP (2015-2017) e pesquisadora colaboradora do Centro de Inovação da FGV/EAESP - FGVin (2019-2020).

Luiz Carlos Di Serio, Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP

Professor Titular da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação. Graduado em Engenharia Mecânica (UNESP), obteve o título de Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA) e de Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Estudou o impacto da Inovação na Competitividade no Pós-Doutorado, obtido na FGV-EAESP em 2007. É autor e co-autor de capítulos e livros. Livros Publicados: Clusters Empresariais no Brasil - Casos Selecionados (2005), Estratégia e Competitividade Empresarial (2008) e Financeirização: Impactos sobre as Empresas, Estratégias Inovações. Diversos outros capítulos de livro. Como professor atua nos programas do Mestrado e Doutorado Acadêmico, nos MBA s, nos Mestrados Profissionais, GV pec e GV incompany. Coordenou e coordena programas pelo GV incompany nas empresas: WEG, Eletrolux, Volkswagen, MAN/Volkswagen e outras. Como palestrante, tem proferido palestras recentes nas empresas: Casa Vati, Dimensional/ Sonepar, Santher, AEA, Lean Conference, Evento da Rota 2030, DSM, Polícia Civil de São Paulo, UNIFESP, USP São Carlos, UFABC, UNIFOR e outras. Frequenta os principais fóruns nacionais (SIMPOI e EnANPAD) e internacionais (MOC, POMS e EuROMA) na área de Operações. Publica artigos em revistas especializadas, seminários, congressos nacionais e internacionais na área de administração. Como executivo, teve uma vivência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech- JBTC) e Equipamentos Villares S/A. Neste período foi responsável pela coordenação e implantação de projetos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e novos modelos de negócios em: Locomotivas com a GM(EMD), Hidrogeradores e Turbinas hidráulicas com a GE do Canadá, Turbogerador com a Alstom, Sondas de Perfuração de Petróleo terrestre coma Oil Well International e, Equipamentos para a indústria Cítrica na JBTC. Seus interesses de pesquisa são a Estratégia e Gestão de Operações, Supply Chain Management, Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Competitividade e Inovação. Membro do Centro de Inovação da FGV/EAESP desde 07/2013. Membro do Programa MOC/ISC da Harvard Business Review. Membro da comissão da Rota 2030 e da Automotive Engineering Assosiation. Membro do Comitê Acadêmico ICCB - Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Desenvolve atividades de consultoria em Administração.

Downloads

Publicado

30.06.2023

Como Citar

Silva, G., & Di Serio, L. C. (2023). INOVAÇÃO, PEQUENA EMPRESA E FLORESCIMENTO HUMANO. Latin American Journal of Business Management, 13(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/690

Edição

Seção

Artigos Científicos