OFFBOARDING: A HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESEMBARQUE
Resumo
Inicialmente a pesquisa compreende o processo de Desembarque humanizado na cidade de Imperatriz/MA, referenciada teoricamente com base em autores que estudam humanização, trabalho, desembarque e Gestão de Recursos humanos, sendo feito análise do discurso com base em entrevistas de ex-colaboradores da Empresa X e Y, a respeito do processo demissional. Tendo assim, como objetivo geral analisar a importância da humanização no processo de offboarding e específicos: explicar sobre o offboarding; identificar as melhores práticas do offboarding e identificar ações que são fundamentais no desembarque humanizado. Quanto aos procedimentos metodológicos é de base referencial bibliográfica e pesquisa de campo numa perspectiva da pesquisa qualitativa, na qual parte da análise de dados pela objetividade da análise do discurso. Considerando assim, que a prática humanizada de desembarque é um processo de auto critica sobre as ações que a Gestão de Recursos humanos promove no processo de demissão dos colaboradores, na qual mediada por um diálogo e alteridade para com a trajetória de vida e profissional do ex-colaborador, pode sim promover uma quebra do vinculo menos conflituosa e assustadora. Vale ressaltar que a perspectiva em análise com a realidade observada das empresas X e Y, denotam que uma prática de desembarque humanizado é um caminho possível e cheio de resultados positivos, pois o momento não é romantizado e nem demonizado, mas abre possibilidades para ressignificação do que se apreendeu de boa qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.