ESTUDO PILOTO DO PROGRAMA PROMOVE-UNIVERSITÁRIOS EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Franciele Ariene Lopes Santana UNESP
  • Taize de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Francisco de Assis Medeiros Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Juliana Maria Cardoso de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Maria Fernanda Grassi
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As Habilidades Sociais (HS) são comportamentos que incidem tanto na qualidade das relações sociais, como na saúde mental, sendo muito requisitadas no contexto universitário. O Promove-Universitários, fundamentado na Análise do Comportamento e na Perspectiva Construcional, é uma intervenção semiestruturada que visa o desenvolvimento de HS e habilidades acadêmicas, com sessões norteadas pelas demandas individuais do/a estudante. O programa já foi testado na aplicação presencial, sendo ainda uma lacuna seus efeitos na modalidade virtual. Analisou-se, portanto, os efeitos do programa aplicado online. Por meio dos recursos do Google, foram realizadas 13 sessões grupais, semanais, de duas horas cada. Levantaram-se indicadores de saúde mental e de HS, em pré, pós-intervenção e seguimento de três meses, sendo também coletadas medidas de processo. Utilizaram-se os instrumentos: Roteiro de entrevista semiestruturada; DASS-21; QHC-Universitários; Mini-Spin; e, protocolos pilotos de observação, acompanhamento de tarefas e avaliação de sessão. Os escores das medidas de pré-teste, pós-teste e seguimento foram analisados comparativamente por meio do Método JT. Foram verificadas mudanças de algumas categorias clínicas para não clínicas e diminuição de escore em sintomas emocionais. Em relação às HS, para todos os participantes, ocorreram diminuição de dificuldades e aumento de potencialidades, indicando alterações importantes em repertórios e ganhos que se mantiveram na avaliação de seguimento. Novos estudos, experimentais, que investiguem a manutenção de repertório, dentro de um período maior após o treino, podem elucidar sobre efeitos dele a longo prazo, posto que o próprio contexto social poderá se tornar contingência reforçadora.

Downloads

Publicado

31.07.2022

Como Citar

Lopes Santana, F. A., de Oliveira, T., de Assis Medeiros, F., Maria Cardoso de Oliveira, J., Fernanda Grassi, M., & Turini Bolsoni-Silva , A. (2022). ESTUDO PILOTO DO PROGRAMA PROMOVE-UNIVERSITÁRIOS EM AMBIENTE VIRTUAL. Latin American Journal of Business Management, 13(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/698

Edição

Seção

Artigos Científicos