IDENTIFICAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS MAIS VALORIZADAS E REQUERIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
Este estudo objetiva identificar as habilidades sociais (soft skills) mais valorizadas e requeridas pelo mercado de trabalho. Observa-se que as soft skills exercem grande influência no momento da escolha do candidato pelos selecionadores. Com isso, buscou-se analisar as vagas anunciadas na plataforma online Curriculum.com e listar as dez soft skills mais requisitadas pelas empresas no estado de São Paulo. Este estudo foi desenvolvido durante uma experiência de estágio na área de Psicologia e Processos de Gestão, por alunos do penúltimo ano do curso de Psicologia de uma universidade no interior do estado de São Paulo. Foi realizada uma análise dos anúncios das vagas da desta plataforma, acerca das soft skill requeridas pelas empresas. Após esse levantamento, os dados foram listados em uma planilha Excel, para as vagas operacionais,administrativas e de gestão. Foram identificadas as soft skills mais requisitadas nas vagas anunciadas, para cada tipo, e por fim, uma lista geral com as dez habilidades mais requeridas, como um todo. Foram realizadas entrevistas com os funcionários da consultoria de Recursos Humanos onde o estágio foi realizado, para coletar informações sobre as soft skills mais valorizadas pelo mercado. Identificou-se que as dez soft skills mais requeridas são: relacionamento interpessoal; proatividade; comunicação; organização; pontualidade; trabalho em equipe; produtividade; disciplina; atenção; e flexibilidade. Conclui-se que o estudo contribui para os candidatos, que podem focar no desenvolvimento destas habilidades, ressaltando ainda a importância de futuros estudos sobre a temática, com uma amostra mais abrangente e com fontes variadas, confirmando ou não os resultados aqui apresentados.
Palavras-chave: soft skills; mercado de trabalho; empregabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.