TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS PROFISSIONAIS: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS DE LÍDERES DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
Resumo
Este estudo se realizou a partir de um Treinamento de Habilidades Sociais Profissionais com a liderança e gerência de uma instituição bancária no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de se desenvolver tais habilidades nos agentes de mudança da organização, possibilitando a análise da evolução a partir da autoavaliação de desempenho, aplicada antes e após os treinamentos. Utilizou-se o procedimento de estudo de caso de natureza aplicada com objetivos exploratórios de abordagem quantitativa. Iniciou-se pelos encontros individuais com os 16 líderes para a primeira autoanálise das competências individuais, aplicando-se a Roda de Competências Sociais Profissionais, selecionando as habilidades de maior necessidade para a realização do treinamento, identificadas como: habilidades sociais de Civilidade e Cidadania, de Assertividade e dar e receber Feedback. Ao final dos treinamentos, realizou-se a reaplicação da Roda, com o intuito de registro de melhorias na autoavaliação dos temas discutidos e da generalização dos conhecimentos adquiridos para os demais temas. Os resultados encontrados mostraram que houve uma reconsideração significativa das posturas profissionais referentes às 10 habilidades sociais investigadas antes dos treinamentos pois, em sua maioria, os colaboradores se reconheceram com pontuações menores do que na primeira aplicação, a partir do real conhecimento do conceito de cada uma das habilidades desenvolvidas, e também observou-se uma melhora relevante dos julgamentos nas próprias habilidades trabalhadas, pois os colaboradores apresentaram melhores pontuações na terceira aplicação. Pode-se concluir que houve um progresso nos comportamentos dos agentes de mudança na organização após a aplicação dos treinamentos, atingindo os objetivos propostos.
Palavras-chave: Habilidades Sociais; Desenvolvimento Organizacional; Liderança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.