BARREIRAS ÀS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS
A CONDUÇÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA
Resumo
Tendo em vista o papel de compra do Estado para o fomento e avanço de maior sustentabilidade no mercado, atrelado ao papel do líder no contexto de mudança organizacional, o objetivo deste artigo é evidenciar as barreiras encontradas em uma organização e como o papel do líder pode auxiliar na sua ultrapassagem. A possibilidade de colapso dos recursos ambientais em nível global vem fomentando os debates sobre os impactos decorrentes do seu consumo inadequado. Nesse contexto, diversos países passaram a adotar diretrizes e metodologias para inserir critérios de sustentabilidade em suas contratações, prática que foi nomeada como contratação pública sustentável. O Estado como consumidor de bens e serviços passou a inserir critérios de sustentabilidade em suas contratações. O framework teórico do trabalho é a teoria da prática. Os dados foram obtidos através questionário, obtendo-se 62 respostas, sendo o resultado, referente às barreiras, baseado em percentuais de resposta e por análise gráfica. Considerando as barreiras identificadas e o papel do líder na organização, o cenário traz consigo a necessidade de readaptação na forma de agir da Administração Pública, onde uma liderança eficiente é capaz de traçar novos padrões de gestão, além da harmonização entre desenvolvimento e sustentabilidade. Como contribuição, expande-se a literatura sobre compras públicas sustentáveis e o papel do líder nesse contexto, identificando as barreiras pelas quais eles devem passar, junto aos seus liderados, quando lidam com as Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Adicionalmente, identificou-se estratégias que podem auxiliar o líder na ultrapassagem das barreiras encontradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.