RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL: REVISÃO CONCEITUAL E CONTRIBUIÇÃO DE UMA ABORDAGEM ESTRUTURADA PARA AS ORGANIZAÇÕES
Resumo
A pesquisa da resiliência das organizações frente a crises reflete as preocupações sistêmicas geradas por eventos inesperados de ordem socioeconômicos, ambientais, regulatórios, financeiros e tecnológicos. A crise gerada em decorrência da pandemia Covid-19 alavancou a discussão do tópico resiliência organizacional nas agendas corporativas. Este artigo estabelece uma revisão da literatura da resiliência na área de negócios e gestão, apresentando os principais conceitos, capacidades e características da resiliência no contexto organizacional para o construto deste conceito complexo. Propõe ainda uma abordagem estruturada da resiliência organizacional para as organizações baseadas em dimensões que englobem as capacidades, recursos e/ou elementos necessários ao aumento da resiliência nas empresas para lidar e sobreviver a crises.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.