INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE ITERAÇÃO DO MÉTODO AHP: IDENTIFICANDO QUAL O MELHOR PROCESSO DE MANUFATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a723

Resumo

O estudo compara métodos de manufatura em termos de sustentabilidade. Para tal, dois processos de furação foram avaliados utilizando o método multicritério AHP (Analitic Hierarchy Process) e comparados, indicando qual pode ser considerado mais sustentável. Estes registros de fabricação foram coletados como um estudo de caso para a validação e comparação entre o software VIP analysys e o método proposto que utiliza planilhas desenvolvidas no software Excel do windows. Para realizar a avaliação da sustentabilidade os dois métodos propostos utilizam o método multicritério AHP. Os resultados da avaliação mostram que o software VIP análises apresenta índices ambientais, sociais e econômicos da sustentabilidade para cada um dos processose o modelo proposto também traz uma grande contribuição para a fundamentação teórica que é a interação das três dimensões da sustentabilidade em um único índice qualitativo informando aos stakeholders qual dos processos pode ser considerado o mais sustentável considerando as três dimensões da sustentabilidade ambiental, social e econômico. Os resultados propostos validam a técnica perante o estado da arte e mostra que o processo de furação por escoamento apresenta índice de sustentabilidade de 0,58, enquanto o processo de furação convencional apresenta índice 0,42. A grande novidade científica é a interação das dimensões da sustentabilidade propiciando um único indicador de qual processo é o mais sustentável, possibilitando uma grande novidade para gestores industriais e stakeholders nas tomadas de decisões na escolha do melhor processo industrial podendo aplicar o modelo em qualquer processo produtivo.

Biografia do Autor

Leandro Dóro Tagliari, UPF/ITec - Universidade de Passo Fundo

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo, Especialista em Engenharia da Produção e Manufatura, Mestre em Engenharia e Doutor em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo. É professor da Universidade de Passo Fundo nas faculdades de Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção e no Curso Superior em Tecnologia em Fabricação Mecânica. Atualmente concluiu o curso de graduação em matemática.

Rodrigo Panosso Zeilmann, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e RWTH-Aachen. Atualmente é Professor Pesquisador da Universidade de Caxias do Sul.

Vandré Brião, UPF/ITEC

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo e dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. Engenheiro de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Mestre e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

Tagliari, L. D., Zeilmann, R. P., & Brião, V. (2024). INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE ITERAÇÃO DO MÉTODO AHP: IDENTIFICANDO QUAL O MELHOR PROCESSO DE MANUFATURA. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a723