INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE ITERAÇÃO DO MÉTODO AHP: IDENTIFICANDO QUAL O MELHOR PROCESSO DE MANUFATURA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a723Resumo
O estudo compara métodos de manufatura em termos de sustentabilidade. Para tal, dois processos de furação foram avaliados utilizando o método multicritério AHP (Analitic Hierarchy Process) e comparados, indicando qual pode ser considerado mais sustentável. Estes registros de fabricação foram coletados como um estudo de caso para a validação e comparação entre o software VIP analysys e o método proposto que utiliza planilhas desenvolvidas no software Excel do windows. Para realizar a avaliação da sustentabilidade os dois métodos propostos utilizam o método multicritério AHP. Os resultados da avaliação mostram que o software VIP análises apresenta índices ambientais, sociais e econômicos da sustentabilidade para cada um dos processose o modelo proposto também traz uma grande contribuição para a fundamentação teórica que é a interação das três dimensões da sustentabilidade em um único índice qualitativo informando aos stakeholders qual dos processos pode ser considerado o mais sustentável considerando as três dimensões da sustentabilidade ambiental, social e econômico. Os resultados propostos validam a técnica perante o estado da arte e mostra que o processo de furação por escoamento apresenta índice de sustentabilidade de 0,58, enquanto o processo de furação convencional apresenta índice 0,42. A grande novidade científica é a interação das dimensões da sustentabilidade propiciando um único indicador de qual processo é o mais sustentável, possibilitando uma grande novidade para gestores industriais e stakeholders nas tomadas de decisões na escolha do melhor processo industrial podendo aplicar o modelo em qualquer processo produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.