PERFIL E MOTIVADORES DE COMPRA ONLINE: QUEM SÃO OS CONSUMIDORES DO E-COMMERCE?

Autores

  • Camila Paulus Link Uceff
  • Vanessa Rauch Larentis Centro Universitário Uceff de Itapiranga

Resumo

O comportamento do consumidor vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, ainda mais com a expansão da internet e aumento do consumo online. Neste sentido, o presente estudo buscou analisar o perfil dos consumidores online e os fatores que influenciam na tomada de decisão pela compra no e-commerce. Realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva, aplicada através de survey, a qual obteve 278 respondentes. Os resultados alcançados apontam um público jovem, em sua maioria mulheres de 18 a 25 anos. A pesquisa revelou um público ativo no e-commerce, sendo os principais motivadores de compra, o fator preço e a facilidade de compra proporcionada. Além disso, quanto à questão de meio de pagamento e gasto médio nas compras online, mais da metade dos respondentes afirmam realizar suas compras através do cartão de crédito e gastar menos de R$500,00, isso em uma frequência de compras de uma vez ao mês, para a compra de roupas, acessórios e calçados. Ademais, este artigo oferece contribuições teóricas e práticas, uma vez que permite o entendimento sobre os principais fatores que influenciam na escolha pela compra online, bem como permite aos empreendedores alinhar estratégias eficientes de marketing e tomar decisões assertivas para atender as expectativas e necessidades dos consumidores.

Downloads

Publicado

11.07.2023

Como Citar

Paulus Link, C., & Rauch Larentis, V. (2023). PERFIL E MOTIVADORES DE COMPRA ONLINE: QUEM SÃO OS CONSUMIDORES DO E-COMMERCE?. Latin American Journal of Business Management, 14(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/725

Edição

Seção

Artigos Científicos