ECOSSISTEMA DE MODA E LIFESTYLE: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Autores

  • Rafaela Luisa Bender UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Vargas Braga da Silva
  • Daniela Callegaro de Menezes
  • Mary Claudia Tarifa Olivera

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a737

Resumo

Resumo: Este artigo verifica se a estratégia de inovação - anunciado em relatório de uma empresa relevante ao varejo nacional - pode ser caracterizado como tal à luz de ecossistemas de inovação. O estudo investiga a estratégia apresentada no relatório de sustentabilidade e sua configuração como um verdadeiro ecossistema de inovação, com base em critérios estabelecidos na literatura. Para isto, uma abordagem qualitativa é adotada partindo de dados secundários, como o relatório, site institucional e políticas do setor, são analisados para examinar as características mencionadas na literatura (RINKINEN; HARMAKOORPI, 2017). Os resultados indicam que a empresa possui um escopo voltado para estimular o ecossistema de inovação, estabelece uma rede global de relacionamentos com diversos atores. A dinâmica e a força direcionadas para a criação de valor compartilhado também são evidentes. No entanto, não foram identificados indícios das características de conhecimento e inovação, cooperação, envolvimento com o setor público e objetivos de políticas. Como consideração final, sugere-se que a empresa comunique de forma mais clara como a inovação aberta é estabelecida, compromissos com políticas e envolvimento com o setor público, além de buscar outros relacionamentos com empresas para estimular a produção de valor compartilhado. Isso ajudará a fortalecer sua posição como um verdadeiro ecossistema de inovação no varejo brasileiro.

Biografia do Autor

Rafaela Luisa Bender, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), na linha de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Bacharel em Administração pela Escola de Gestão e Negócios (Acreditada internacionalmente pela Association for Advance Collegiate Schools of Business - AACSB) da UNISINOS). Atua na área de pesquisa com ênfase em Competitividade e Economia Internacional, no Núcleo de Excelência de Pesquisa e Desenvolvimento na UNISINOS, Núcleo CEI. Participante do Grupo de Pesquisa Mulheres Inovação na UFRGS.

Mariana Vargas Braga da Silva

Possui graduação em Administração - Empreendedorismo e Sucessão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. É mestra em Administração de Empresas pela Universidade Feevale, na área de Gestão Socioambiental, discorreu sobre Diversidade e inclusão na dissertação. Atualmente, está cursando Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de concentração em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

Daniela Callegaro de Menezes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua também na graduação na área de marketing e do stricto sensu no CEPAN/UFRGS e PPGA/EA/UFRGS.

Mary Claudia Tarifa Olivera

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidad Católica Boliviana San Pablo, graduação em Licenciatura en Ing. Comercial pela Universidad Católica Boliviana San Pablo, especialização em Diplomado en Mercado de Valores pela Universidad Privada Boliviana, especialização em Master Propio Comercio Exterior pela Universidad Complutense de Madrid e especialização em Diplomado en Gestion Integral de Riesgos Financieros pela Universidad Privada Boliviana.

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Publicado

24.06.2024

Como Citar

Bender, R. L., Vargas Braga da Silva, M., Callegaro de Menezes, D., & Tarifa Olivera, M. C. (2024). ECOSSISTEMA DE MODA E LIFESTYLE: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a737