ECOSSISTEMA DE MODA E LIFESTYLE: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a737Resumo
Resumo: Este artigo verifica se a estratégia de inovação - anunciado em relatório de uma empresa relevante ao varejo nacional - pode ser caracterizado como tal à luz de ecossistemas de inovação. O estudo investiga a estratégia apresentada no relatório de sustentabilidade e sua configuração como um verdadeiro ecossistema de inovação, com base em critérios estabelecidos na literatura. Para isto, uma abordagem qualitativa é adotada partindo de dados secundários, como o relatório, site institucional e políticas do setor, são analisados para examinar as características mencionadas na literatura (RINKINEN; HARMAKOORPI, 2017). Os resultados indicam que a empresa possui um escopo voltado para estimular o ecossistema de inovação, estabelece uma rede global de relacionamentos com diversos atores. A dinâmica e a força direcionadas para a criação de valor compartilhado também são evidentes. No entanto, não foram identificados indícios das características de conhecimento e inovação, cooperação, envolvimento com o setor público e objetivos de políticas. Como consideração final, sugere-se que a empresa comunique de forma mais clara como a inovação aberta é estabelecida, compromissos com políticas e envolvimento com o setor público, além de buscar outros relacionamentos com empresas para estimular a produção de valor compartilhado. Isso ajudará a fortalecer sua posição como um verdadeiro ecossistema de inovação no varejo brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.