ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bruna Moreira Universidade de Taubaté
  • Silvio Luiz da Costa Universidade de Taubaté
  • Lourival da Cruz Galvão Júnior Universidade de Taubaté
  • Lucrécio Fábio dos Santos Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena
  • Adriana Leônidas de Oliveira Universidade de Taubaté

Resumo

A gestão de risco é fundamental para qualquer segmento organizacional, pois os riscos se apresentam com características diferenciadas em função do ambiente de atuação e de suas próprias características operacionais. Dessa forma, sua aplicação visa analisar os riscos com o auxílio de ferramentas gerenciais, o que pode atenuar e antecipar os riscos que impactam os objetivos e missão institucional, bem como visa facilitar e tornar eficiente sua verificação. A identificação do risco, sua classificação, seu impacto e sua probabilidade de ocorrência são de grande importância e é possível fazê-lo conforme as diretrizes dispostas na NBR ISO 31000. Este artigo buscou compreender o conceito de gestão de risco nas instituições de ensino superior, especificamente na esfera pública, no intuito de verificar sua aplicabilidade e os resultados demonstrados por essas organizações. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa, em que se analisou a produção científica da gestão de risco em instituição de ensino superior, em periódicos online, na base de dados do Google Scholar, cuja amostra foi composta por oito publicações, entre os anos 2010 a 2021. Portanto, foi apresentado um aspecto de categoria dos periódicos e sua aplicabilidade nas instituições de ensino superior. Concluiu-se que para 80% das instituições presentes nos artigos analisados, o tema ainda é novo e com isso impõem barreiras e dificuldades na adesão da metodologia. Porém, foi possível observar pontos positivos, tais como o aumento de desempenho, governança das atividades, entre outros pontos que agregaram à instituição e que se tornaram fundamentais para a governança da alta administração.

Palavras-chave: Gestão de Risco. Instituições de ensino superior. Governança. Riscos.

Biografia do Autor

Bruna Moreira, Universidade de Taubaté

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional. Universidade de Taubaté. Professora de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia de Taubaté.

Silvio Luiz da Costa, Universidade de Taubaté

Doutor em Educação pela FE-USP. Diretor dos Departamentos de Ciências Sociais e Letras e Serviço Social da UNITAU. É docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Lourival da Cruz Galvão Júnior, Universidade de Taubaté

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social da UNITAU. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Lucrécio Fábio dos Santos, Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena

Doutor em Biotecnologia Industrial pela EEL/USP. Professor Doutor do Departamento de Engenharia Química.

Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora assistente doutora da Universidade de Taubaté no Departamento de Psicologia. É docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Moreira, B., Silvio Luiz da Costa, Lourival da Cruz Galvão Júnior, Lucrécio Fábio dos Santos, & Adriana Leônidas de Oliveira. (2023). ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/739