A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMUNITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MODELO CATARINENSE

Autores

Resumo

A educação superior do estado de Santa Catarina foi marcada historicamente por promover a educação comunitária. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é introduzir uma análise da educação superior comunitária introdutória do desenvolvimento regional sustentável, nas mesorregiões de Santa Catarina. Foi possível atestar o crescimento do IDH das mesorregiões, bem como da Renda per capita no interregno da avaliação. Em que pese o crescimento populacional nos últimos 10 anos com variações de até 100% em alguns municípios, não houve queda do IDH. De modo análogo, a variação da Renda per capita nas regiões pesquisadas apresentou variação relativa positiva superior a 200% em muitos municípios. Constatou-se que este desenvolvimento foi resultado de um investimento endógeno. A análise educacional comunitária catarinense possibilitou ratificar a perspectiva do desenvolvimento regional sustentável.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional Sustentável; Educação Superior Comunitária; Santa Catarina.

Biografia do Autor

Gabriela Buffon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Administração, pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (bolsista CAPES). Possui MBA em Marketing Digital com ênfase em Neuromarketing pela Universidade Positivo. É formada em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Buffon, G., & Moraes, M. C. B. (2023). A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMUNITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MODELO CATARINENSE. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/740