PROMOVENDO A CULTURA DA INOVAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA SOCIEDADE 5.0 E DA QUÁDRUPLA HÉLICE EM SOROCABA-SP

Autores

  • Daniel Bertoli Gonçalves Universidade de Sorocaba

Resumo

Neste estudo, buscou-se identificar as iniciativas voltadas para a promoção da cultura da inovação no município de Sorocaba-SP, destacando o papel do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Por meio de uma abordagem baseada na Quádrupla Hélice, que enfatiza a colaboração entre governo, academia, setor privado e sociedade civil, o CMCTI trabalhou estrategicamente para superar o desafio da ausência de uma cultura de inovação na região. Isso resultou em ações que incluem a integração da comunidade local, competições de inovação, parcerias entre educação e negócios e a instalação de equipamentos tecnológicos nas escolas. Os resultados apontam que tais trabalhos refletem a visão da Sociedade 5.0, que busca resolver desafios sociais por meio da inovação tecnológica e da colaboração interdisciplinar. As ações descritas representam um esforço tangível para preparar a comunidade local para um futuro cada vez mais tecnológico, e pode inspirar outras comunidades a adotar a inovação como um motor de crescimento e progresso em um mundo em constante transformação.

Palavras-chave: Cultura da Inovação. Quádrupla Hélice. Sociedade 5.0. Educação Municipal.

Biografia do Autor

Daniel Bertoli Gonçalves, Universidade de Sorocaba

Professor e Pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais e em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de São Carlos com mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Bertoli Gonçalves, D. (2023). PROMOVENDO A CULTURA DA INOVAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA SOCIEDADE 5.0 E DA QUÁDRUPLA HÉLICE EM SOROCABA-SP. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/747