ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO POR MEIO DO E-COMMERCE FRENTE À PANDEMIA DE COVID- 19: UM ESTUDO NOS RESTAURANTES JAPONESES DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Nelson Marinho Benseny Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Camila Yumi Yamashita Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Isabele Povoas Madureira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eduardo Neder Issa Junior Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a748

Resumo

Observando o cenário da população da internet e do comercio eletrônico utilizado por várias empresas, este estudo tem como objetivo identificar as inovações por meio dos processos  de e-commerce frente à pandemia do covid-19, sendo o foco deste estudo os restaurantes japoneses tradicionais, na cidade de São Paulo. Foi abordado um estudo qualitativo descritivo, com realizações de entrevistas junto a cinco estabelecimentos japoneses tradicionais. Os dados foram interpretados para que fosse possível comparar a base teórica com a prática. Diante da teoria apresentada, foi feita a análise de dados dos pontos positivos e negativos relacionados à pandemia do covid-19 e como isso influenciou nas estratégias de inovação na área de e-commerce. Verificou-se que o comercio eletrônico foi o que mais ajudou as empresas a se manterem ativas devido ao cenário de crise e que os restaurantes pretendem continuar trabalhando com esse modelo de negócio.

Biografia do Autor

Nelson Marinho Benseny, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui Mestrado em Administração de Empresas é Professor dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Administração e Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas modalidades presencial e EAD. Também é o Idealizador e Responsável pelos Cursos de Extensão Universitária/Educação Executiva em Gestão da Melhoria de Processos, Formação de Gestores e Líderes, Gestão de Projetos, Gestão Empresarial e Negócios, Coaching e Carreira; Consultoria Empresarial e Empreendedorismo e Startups (1999 - Atual). Atua, também, como Professor Consultor da Incubadora de Empresas Mackenzie. Na área de Pesquisa, participa como pesquisador em projetos de extensão.

Camila Yumi Yamashita, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração de empresa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Isabele Povoas Madureira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração de empresa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Marcos Antonio Franklin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Eduardo Neder Issa Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestrado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Atua como Professor de Graduação presencial e a distância (EAD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, curador de disciplinas dos cursos de Graduação a Distância (EAD) dessa universidade, Professor de Pós-Graduação e MBAs da Fundação Instituto de Administração (FIA), POLI (PECE) e SENAC. Já coordenou o EMBA Pittsburgh em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

Marinho Benseny, N., Yumi Yamashita, C., Povoas Madureira, I., Franklin, M. A., & Neder Issa Junior, E. (2024). ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO POR MEIO DO E-COMMERCE FRENTE À PANDEMIA DE COVID- 19: UM ESTUDO NOS RESTAURANTES JAPONESES DA CIDADE DE SÃO PAULO. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a748