GESTÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA E EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E DEBATES
Resumo
A propositura fundante da gestão democrático-participativa é a abertura de espaços privilegiados de debate para que todas as vozes sejam ouvidas, incluídas e expressem suas angústias e indignações e, coletivamente, encontrem ou construam soluções para tais demandas. O objetivo deste case é analisar a experiência da equipe gestora do departamento de Pedagogia de uma universidade do Vale do Paraíba paulista que, em parceria com a gestão de outros cursos que também são alocados no mesmo campus, tem se empenhado na promoção da equidade. Movidos pelas questões, “como a gestão democrático-participativa pode contribuir para relações pautadas na equidade? Como este modelo de gestão pode estimular um clima organizacional que promova a equidade?”, buscamos alcançar o seguinte objetivo: apresentar e analisar criticamente algumas realizações da equipe gestora do curso de Pedagogia com vistas a problematizar se tais ações promoveram, estimularam e difundiram processos e relações équas, capazes de gerar transformação sociocultural, minimamente, nos limites do campus onde está alocado. Metodologicamente, seguiram-se as premissas da gestão democrático-participativa, de modo a atender às demandas e construir soluções coletivamente. Dentre os resultados, que não foram quantificados, percebemos um clima organizacional favorável às realizações – cozinha comunitária e banheiro de acesso livre e irrestrito – com o uso adequado e harmonioso dos espaços e apreciações positivas em relação ao nivelamento do piso de acesso às salas de aula. Concluímos que a gestão democrático-participativa pode contribuir nos processos promotores da equidade, entendida como uma superação madura e consciente do tratamento igualitário que, em si, é uma conquista histórica.
Palavras-chave: Gestão democrática. Inclusão. Equidade. Ensino Superior. Pedagogia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.