REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE SOBRE A GESTÃO PÚBLICA DO TURISMO EM BARREIRINHAS/MA

Autores

  • Tiago Guelssi Armoa Vieira Universidade de Taubaté
  • Patricia Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté / Universidade Estácio de Sá
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro Universidade de Taubaté
  • Eduardo Ayala Barboza França Universidade de Taubaté

Resumo

Este artigo aborda o tema da gestão pública do turismo e destacou-se por meio da investigação sobre as representações sociais de professores que trabalham no ensino profissionalizante. Considerando a relevância que a atividade turística possui para o município brasileiro de Barreirinhas, no estado do Maranhão, neste texto examina-se a maneira como os docentes representam a governança pública do turismo. Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Entre os resultados encontrados, apreende-se que, para os professores, a gestão pública do turismo é ineficiente e isso tem prejudicado o turismo na região dos Lençóis Maranhenses. Além disso, o grupo pesquisado identifica a necessidade de uma melhor distribuição da renda oriunda da atividade turística para a comunidade local, assim como percebem questões relativas à infraestrutura do município como consequência da omissão do Estado.

Palavras-chave: Turismo. Educação. Representações Sociais. Gestão Pública

Biografia do Autor

Tiago Guelssi Armoa Vieira, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté, professor de Hotelaria no Instituto Federal do Maranhão, Campus Barreirinhas, e Coordenador do Curso de Tecnologia de Gestão do Turismo (UFMA- Campus Barreirinhas).

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté / Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências Ambientais, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Universidade de Taubaté

Pedagoga, doutora e pós-doutora em Educação pela PUC-SP. Professora do MPE, MDH e MpEM da UNITAU. Atua em projetos de formação para secretarias de educação e cursos de extensão voltados para comunidade.

Eduardo Ayala Barboza França , Universidade de Taubaté

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté, com experiência na área de hospitalidade, atuando em treinamento e desenvolvimento de pessoas, liderança e gestão. Ministra cursos nas áreas de hospitalidade, turismo, gastronomia e gestão e negócios.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Vieira, T. G. A., Monteiro, P. O., Castro, M. A. C. D. de, & França , E. A. B. (2023). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE SOBRE A GESTÃO PÚBLICA DO TURISMO EM BARREIRINHAS/MA. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/750