EXPLORANDO AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR: ABORDAGENS E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Lauren Patrícia de Barros Cursino Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro Universidade de Taubaté

Resumo

Esse artigo, de natureza teórica, tem o objetivo de explorar e analisar as diferentes concepções de gestão escolar, considerando as implicações da atuação profissional na liderança administrativa, pedagógica e no desenvolvimento das instituições educativas. Nesse sentido, apresentam-se algumas abordagens e suas características. Ao considerar os referenciais que permitiram as discussões e análises, conclui-se que as diferentes concepções de gestão podem revelar a complexidade e a relevância da atuação do gestor escolar. O conhecimento sobre cada uma das concepções poderá oportunizar a compreensão dos desafios da gestão escolar na contemporaneidade, bem como apresentar o compromisso assumido junto às funções do gestor, para ações que vão desde a gestão de recursos humanos, financeiros e burocráticos, que envolvem conhecimentos específicos e competências básicas para gerenciar e garantir a segurança e bem estar de todos os envolvidos na comunidade escolar, o que certamente envolve questões ideológicas, políticas, culturais e sociais.

Palavras-chave: Concepções de Gestão. Gestor Escolar. Gestão Escolar.

Biografia do Autor

Lauren Patrícia de Barros Cursino, Universidade de Taubaté

Mestre em Educação Profissional e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Possui especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Santa Cecília. Atualmente é diretora efetiva de uma escola do Programa Ensino Integral (PEI) da rede de ensino pública de São Paulo, que atende estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Universidade de Taubaté

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), doutorado e Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Cursino, L. P. de B., & de Castro, M. A. C. D. (2023). EXPLORANDO AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR: ABORDAGENS E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/751