EXPLORANDO AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR: ABORDAGENS E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Resumo
Esse artigo, de natureza teórica, tem o objetivo de explorar e analisar as diferentes concepções de gestão escolar, considerando as implicações da atuação profissional na liderança administrativa, pedagógica e no desenvolvimento das instituições educativas. Nesse sentido, apresentam-se algumas abordagens e suas características. Ao considerar os referenciais que permitiram as discussões e análises, conclui-se que as diferentes concepções de gestão podem revelar a complexidade e a relevância da atuação do gestor escolar. O conhecimento sobre cada uma das concepções poderá oportunizar a compreensão dos desafios da gestão escolar na contemporaneidade, bem como apresentar o compromisso assumido junto às funções do gestor, para ações que vão desde a gestão de recursos humanos, financeiros e burocráticos, que envolvem conhecimentos específicos e competências básicas para gerenciar e garantir a segurança e bem estar de todos os envolvidos na comunidade escolar, o que certamente envolve questões ideológicas, políticas, culturais e sociais.
Palavras-chave: Concepções de Gestão. Gestor Escolar. Gestão Escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.