MODELAGEM MATEMÁTICA PARA MINIMIZAÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO DE ALUNOS NA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS: ABORDAGEM VIA ANÁLISE DE REGRESSÃO
Multiple Linear Regression Analysis on Technical Course Data to Predict and Counteract Dropout Trends
Resumo
A evasão escolar em cursos Técnicos e Profissionalizantes representa um desafio substancial, causando impactos negativos no desenvolvimento educacional e gerando perdas financeiras para instituições. Apesar de sua relevância, há uma lacuna na literatura sobre abordagens preditivas para combater a evasão. Este trabalho aborda a modelagem matemática e a análise de regressão para compreender e antecipar taxas de evasão em novos cursos. Utilizando regressão linear múltipla em dados de 688 turmas de 2017-2018 de uma escola técnica, identificou-se correlações significativas entre variáveis e evasão, com ênfase no período das aulas como fator crítico. O estudo conclui ressaltando a relevância de considerar o horário das aulas em estratégias de retenção e destaca a aplicação de métodos matemáticos na educação. Como resultado, foi gerada uma fórmula, via Minitab, para prever evasão com precisão, oferecendo uma ferramenta valiosa para instituições educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.