O CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO BIBLIOGRÁFICO
Resumo
O uso do termo e da concepção de competência tem guiado importantes documentos que organizam as políticas públicas educacionais no Brasil com forte presença nas orientações curriculares oficiais, compreender a gênese, a construção e o desdobramento desta concepção se fazem urgente, assim o objetivo deste artigo é de apresentar as discussões referente a competência e seus desdobramentos e impactos nas formações docentes. Como metodologia o artigo se pauta numa pesquisa qualitativa com o uso exploratório de referências bibliográficas. O estudo afirma resultados em que a entrada e uso do termo e conceito da competência no âmbito educacional e escolar nasce e desenvolve no seio de projetos neoliberais descaracterizando e enfraquecendo as formações docentes emancipatórias, críticas e progressistas. Concluímos que a concepção de competência fortalece um projeto pautado na racionalidade técnica e reduz os trabalhos de formação docente, o que resulta no enfraquecimento da ação profissional, a qual exige o pensar e o fazer no contexto de realidades e demandas específicas do cotidiano escolar, sufocando assim a construção de um processo emancipatório das ações pedagógicas.
Palavras-chave: Formação de professores. Conceito de Competência na docência. Reflexões sobre a docência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.