BENEFÍCIOS SOCIAIS DE UM PARQUE TECNOLÓGICO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO SERRATEC/RJ
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a761Resumo
O Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio de Janeiro (Serratec) destaca-se como um dos maiores centros de tecnologia do Brasil, abrigando o Laboratório Nacional de Computação Científica e mais de 400 empresas de tecnologia. Esses ambientes impulsionam a geração de conhecimento, a transferência de tecnologia e a transformação de ideias em produtos e serviços inovadores. Assim sendo, este estudo teve como objetivo analisar quais são os benefícios sociais proporcionados à população no que se refere à capacitação em tecnologia da informação promovida pelo Parque Tecnológico Serratec, situado no município de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Utilizou-se uma abordagem de estudo de caso exploratório e descritivo. No período de 20 dias de disponibilidade do questionário on-line houve a participação de 78 respondentes, cuja faixa etária predominante situou-se entre 20-45 anos (95%). O perfil sociodemográfico feminino foi de 24% e masculino de 76%, com maior representatividade do município de Petrópolis (34 pessoas). A pesquisa revela que 73% dos entrevistados têm conhecimento da existência do Serratec, enquanto apenas 56% participaram dos cursos oferecidos pela parceira FEST. O Parque Tecnológico Serratec oferece oportunidades de capacitação, estágios e programas de formação em TI, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, formação de profissionais qualificados e estímulo à inovação. Além disso, desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico regional, interagindo com a comunidade, promovendo inclusão digital e melhorando a qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.