Indicadores de sustentabilidade aplicados a fontes de geração de energia

HIDROELETRICIDADE, BIOMASSA, EÓLICA E GÁS NATURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a766

Resumo

O estudo explora a complexidade na escolha de indicadores de sustentabilidade para fontes de energia, reconhecendo divergências entre pesquisadores e enfatizando a importância do exercício para impulsionar a criação de indicadores mais precisos. A aplicação dos indicadores propostos possibilita uma análise científica das fontes de energia, oferecendo subsídios valiosos para decisões no planejamento energético e minimizando influências externas. A revisão crítica dos indicadores de Maxim destaca desafios na comparação de eficiência devido à diversidade de recursos energéticos, salientando a necessidade do uso sustentável da água. As alterações na normalização e ponderação buscam equilibrar a avaliação, apesar de reconhecerem limitações na metodologia. Apesar de não impactarem significativamente a classificação final em relação ao trabalho de Maxim, as modificações indicam uma maior proximidade entre as tecnologias avaliadas em termos de sustentabilidade. A energia hidroelétrica destaca-se como a opção mais sustentável, enquanto a biomassa apresenta-se como uma alternativa comparável ao gás natural. Esses resultados ressaltam a importância de considerar critérios sustentáveis nas decisões energéticas, com implicações não apenas para o setor, mas também para contextos de decisões complexas e multidimensionais.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silva Rodrigues, Universidade Federal do ABC

Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, graduação em Engenharia de Energia pela Universidade Federal do ABC, mestrado em Energia pela Universidade Federal do ABC e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC. É professor adjunto da Universidade Federal do ABC.

Roberto Asano Junior, Universidade Federal do ABC

Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), MBA pela Universitat de Barcelona (UB - Espanha) e Engenheiro Eletricista pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ricardo Drudi, Universidade Federal do ABC

Doutorado em Energia pela UFABC, mestrado em Energia pela UFABC, e graduação em Matemática com ênfase em Informática. Professor de Matemática e Computação em cursos de graduação.

Douglas Bellini, Universidade Federal do ABC

Graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestrado em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

Silva Rodrigues, P. H., Asano Junior, R., Drudi, R., & Bellini, D. (2024). Indicadores de sustentabilidade aplicados a fontes de geração de energia: HIDROELETRICIDADE, BIOMASSA, EÓLICA E GÁS NATURAL. Latin American Journal of Business Management, 15(2). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a766