DESENVOLVIMENTO REGIONAL E O IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) COMO FONTE DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a774

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a dinâmica da arrecadação do IPTU como possível fonte de financiamento de investimentos em infraestrutura urbana no município de São Sebastião/SP. Para que esse objetivo seja alcançado foi realizada uma pesquisa quantitativa que se fundamenta em examinar os dados referentes ao lançamento e a arrecadação provenientes do IPTU da Prefeitura Municipal de São Sebastião/SP. As informações obtidas para a realização do estudo foram por meio de fontes secundárias e documentação física fornecida pela prefeitura, os dados coletados e examinados foram os lançamentos do Imposto Predial e do Imposto Territorial Urbano realizados durante o período de 2019 a 2023 e as receitas arrecadadas com o imposto do IPTU durante o período de 2013 a 2023. Os resultados evidenciam que, apesar dos valores das receitas de lançamento e os de arrecadação do IPTU serem desiguais em todos os anos, as receitas arrecadadas nos últimos onze anos vêm aumentando progressivamente, o que possibilita a realização de um planejamento econômico-financeiro para investimentos de médio e longo prazo. Conclui-se, a partir deste estudo, a imperatividade de políticas públicas fundamentadas na inclusão social, econômica e territorial, com o objetivo de dirimir as consequências do modelo segregador presente em diversas áreas do município, que resulta na concentração das classes sociais mais baixas em áreas desprovidas de infraestrutura adequada e com escassez de equipamentos públicos.

Biografia do Autor

Matheus Luiz Leopoldino dos Santos, UNITAU - Universidade de Taubaté

Advogado, Bacharel em Direito, Mestrando no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Edson Trajano Vieira, UNITAU

Graduação em Ciências Econômicas, licenciado em História pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É professor assistente doutor da UNITAU na graduação e nos mestrados em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Gestão e Desenvolvimento Regional e Mestrado Profissional em Educação. Coordenador Geral dos Mestrados em Planejamento e Desenvolvimento Regional e em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Eduardo Hidenori Enari, UNITAU - Universidade de Taubaté

Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU) e da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Possui Graduação em Computação Científica pela Universidade de Taubaté, Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desenvolve pesquisas sobre ciência de dados e modelagem numérica computacional aplicada.

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

Luiz Leopoldino dos Santos, M., Trajano Vieira, E., & Enari, E. H. (2024). DESENVOLVIMENTO REGIONAL E O IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) COMO FONTE DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a774