LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a775

Resumo

Desastres podem ocorrer por causas naturais ou pela ação humana. Em ambas as situações de ocorrência, o valor do uso de mídias sociais é notoriamente reconhecida. Riscos existem quando uma dada sociedade apresenta um certo grau de vulnerabilidade e ao se considerar a percepção das pessoas quanto aos riscos a que estão expostas, sabe-se que há diferenças entre riscos reais e riscos percebidos. Sob esse contexto, esta pesquisa avaliou diferentes mídias para detectar o meio mais assertivo de comunicação com os cidadãos, para melhor direcionar as ações de comunicação dos agentes da Defesa Civil com as comunidades em áreas de risco. Pesquisas sobre a percepção e a comunicação de riscos demonstraram claramente que entender riscos requer mais do que informar e educar as pessoas sobre os riscos, pois a credibilidade e o rigor do agente emissor da informação devem ser balanceados com a percepção e o senso comum dos receptores. Nesse sentido, é fundamental a elaboração de protocolos claros a serem seguidos pelos agentes governamentais e de Defesa Civil, para proporcionar uma comunicação eficaz e segura ao público, de forma a evitar ambiguidades, dúvidas e erros para se garantir o controle de uma situação e a confiança do público.

Biografia do Autor

Roque Antônio Moura, Faculdade de Tecnologia SJC - Unesp

Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus
Guaratinguetá/SP. Doutorado em Engenharia Biomédica pela UMC/SP. Segundo Doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Guaratinguetá/SP. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté. Graduação em Engenharia Mecânica, Logística e Ciências Jurídicas. Atual Coordenador e professor do Curso de Gestão da Produção Industrial na
FATEC São José dos Campos. Coordenador do programa de pós-graduação lato sensu em Gestão de Processos Industriais, Manutenção Industrial e Projetos Mecânicos da Universidade de Taubaté. Professor no curso de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da UNITAU.

Vera Lúcia Monteiro, FATEC - São José dos Campos

Mestrado na área de Transportes - UNICAMP; Pós- Graduação (Latu-Sensu) em Administração de Empresas - CEAG, Fundação Getúlio Vargas - EAE/SP; graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente é corpo docente da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos e pesquisadora do CEPED-SP/CEETEPS.

Lourival da Cruz Galvão Junior, UNITAU - Universidade de Taubaté

Pós-doutorado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestrado em Linguística Aplicada e Graduação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professor Assistente II no Departamento de Comunicação e Negócios da UNITAU e docente e pesquisador do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU.

Márcia Regina Oliveira, UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional; Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Desenvolvimento Organizacional (INPG/UNITAU) e em Tecnologias em Educação a Distância (UNICID); Bacharel em
Administração (UNIMODULO). É professora das disciplinas Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos e de Gestão por Competências na graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) e nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atua como professora e pesquisador no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e como professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma instituição.

Messias Borges Silva, Unesp / EEL-USP

Livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP, possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena -atual EELUSP, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

Moura, R. A., Monteiro, V. L., Galvão Junior, L. da C., Oliveira, M. R., & Silva, M. B. (2024). LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a775