JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES E EGRESSOS SOBRE OS OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a776

Resumo

A escola aspira garantir a formação básica do cidadão e prepará-lo para os desafios da vida. Sendo assim, este estudo tem como objetivo refletir o olhar de alunos concluintes e egressos sobre a proposta formativa do Ensino Técnico Integrado ao Médio em uma Escola Técnica do Vale do Paraíba paulista. A proposta metodológica da pesquisa compõe-se de um levantamento bibliográfico, uma análise documental e a realização de um questionário com alunos e egressos. Os resultados destacam a contribuição para compreender os propósitos da escola para a formação básica e profissional, além de evidenciar as limitações na construção de indivíduos pluralmente capacitados.

Biografia do Autor

Silvio Luiz da Costa, Universidade de Taubaté (Unitau)

Doutor em Educação (USP). Mestre em Ciências Sociais (PUC – SP). Graduado em Filosofia (PUC – MG). Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU). Atua como docente e pesquisador no Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da UNITAU. Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU.  Integra os Grupos de pesquisa Avaliação e Diagnóstico do Desenvolvimento Regional e História e Patrimônio ambiental. Coordenador da área de história do Programa Residência Pedagógica – Capes. 

Cleusa Vieira da Costa, Universidade de Taubaté (Unitau)

Doutora em educação no Doutorado Interinstitucional da Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté (DINTER). Mestre em Educação pela UMESP. Graduada em pedagogia pela UNITAU. Professora do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Professora do curso de pedagogia da UNITAU, atuando nas áreas de Desenvolvimento Infantil, Metodologia da Língua Portuguesa, Metodologia da Arte, Alfabetização e Letramento, Coordenação e Supervisão de Estágio. Coordenadora do Projeto extensionista Contos e Encantos. Coordenadora da área de pedagogia do Programa de Residência Pedagógica – Capes.  

Downloads

Publicado

24.06.2024

Como Citar

dos Santos Ribeiro, L., da Costa, S. L., & Vieira da Costa, C. (2024). JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES E EGRESSOS SOBRE OS OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a776