Serão demasiadas “politiquices”?
Análise ao panorama europeu de interesse pela política
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a784Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal o de analisar o grau de importância da política para os cidadãos nas suas vidas. Numa sociedade onde a participação cívica surge como fundamental para o normal funcionamento da vida política, e onde bem recentemente se viveu um período de eleições com resultados inesperados, entende-se como relevante entender e perceber de que forma os temas políticos são relevantes para as diversas sociedades europeias. Em termos teóricos estamos perante mais um estudo de opinião percebida, isto é, um estudo baseado em entender a opinião e as sensações dos cidadãos perante determinados temas. A formulação de um estudo comparado a nível europeu permite assim ir mais além, podendo entender tendências que se verifiquem na Europa e que até agora não eram percetíveis, ou que vão até contra determinados preconceitos que existam sobre o tema. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foca-se em entender de que forma os cidadãos europeus atribuem importância à política na sua vida. De forma a alcançar os objetivos propostos, serão analisados dados provenientes de uma base já existente, sendo tratados a posteriori de forma comparativa. Entende-se que os países mais desenvolvidos, com uma maior taxa de IDH, possuem um maior interesse pela temática, enquanto países do sul do continente europeu, bem como da Europa de Leste, afastam-se deste tema em termos de interesse.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.