Dinâmicas demográficas e habitacionais nas regiões metropolitanas do estado de São Paulo
A APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE CRESCIMENTO DE DOMICÍLIOS E POPULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a785Resumo
Este estudo apresenta o Índice de Crescimento de Domicílios e População (ICDP), uma métrica criada a partir da análise das taxas médias anuais de crescimento da população e do número de domicílios entre os anos de 2010 e 2022, como ferramenta preliminar para avaliar o desenvolvimento habitacional e o mercado imobiliário nas regiões metropolitanas do estado de São Paulo. O ICDP desempenha um papel importante ao identificar disparidades entre o crescimento populacional e a oferta de moradias em diferentes áreas, fornecendo subsídios essenciais para o planejamento urbano e a alocação eficiente de recursos. A análise dos dados aponta disparidades significativas nas dinâmicas demográficas entre as Regiões Metropolitanas (RMs) do estado de São Paulo. Enquanto a RMSP se destaca como a mais populosa, outras, como São José do Rio Preto, Sorocaba e Jundiaí, experimentam taxas de crescimento populacional mais acentuadas, indicando maior dinamismo demográfico nessas regiões. Ao avaliar o Índice de Crescimento de Domicílios e População (ICDP), observa-se que a maioria das RMs e municípios está testemunhando um crescimento significativo no setor imobiliário, onde o aumento no número de domicílios frequentemente supera o crescimento populacional, refletindo uma crescente demanda por habitações. As dinâmicas demográficas e habitacionais nas diferentes áreas metropolitanas do estado de São Paulo, fornecem informações valiosas para o planejamento urbano, investimentos e políticas públicas. A governança eficaz nas regiões metropolitanas é essencial para promover o desenvolvimento econômico e reduzir desigualdades regionais, garantindo que as cidades menores também se beneficiem do crescimento urbano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.