O papel das organizações híbridas

NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZONIA PELA INOVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a792

Resumo

Este artigo serve como guia para discentes, pesquisadores, empresários e gestores públicos interessados em adquirir novos conhecimentos sobre inovação e compreender o papel fundamental das organizações híbridas no desenvolvimento da Amazônia e destaca a importância do fortalecimento das organizações híbridas para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável na região amazônica. Ao analisar a colaboração entre Governo, Universidade e Setor Privado, o estudo evidencia a sinergia necessária para enfrentar os desafios ambientais e promover soluções integradas na Amazônia. Casos de sucesso demonstram como a interseção desses setores pode gerar impactos positivos, como a criação de parques tecnológicos e projetos de bioeconomia. Recomenda-se investir em programas de capacitação, transferência de tecnologia e políticas públicas alinhadas para fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo na região. Parcerias estratégicas entre os atores do Tríplice Helix Model são essenciais para impulsionar soluções sustentáveis e promover o desenvolvimento regional. A análise crítica dos resultados destaca a importância de ações colaborativas para o crescimento econômico, a equidade social e a sustentabilidade ambiental na região amazônica.

Biografia do Autor

Wander Soares de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Economista, Doutorando na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e Especialista em Gestão da Ciência e Tecnologia e Educação Profissionalizante.

Celson Pantoja de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Área Robótica e Manufatura Integrada pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Mestrado em Engenharia Mecânica e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Yuri Gabryel Cardoso de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com Pós-Graduação em Direito e Meio Ambiente pela Universidade da Amazônia. É Secretário Executivo no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

de Oliveira, W. S., Pantoja de Lima, C., & Cardoso de Oliveira, Y. G. (2024). O papel das organizações híbridas: NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZONIA PELA INOVAÇÃO. Latin American Journal of Business Management, 15(2). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a792