A governança corporativa
NO TERCEIRO SETOR NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA/SP
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a796Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a existência (ou não) de Governança Corporativa no Terceiro Setor do Município de Caraguatatuba, em face das mudanças da legislação, especialmente com a aprovação da Lei Federal n. 13019/14 (Marco Regulatório do Terceiro Setor). Tomando como base o citado Marco Regulatório e a premissa de que as estruturas de governança corporativa são (ou podem ser) aplicadas ao terceiro setor, sendo mais assertivas quando atreladas à sua gestão, no que tange à promoção de transparência, responsabilidade, prestação de contas e sustentabilidade, esse estudo histórico e jurídico, com pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, com base em documentos oficiais, relatórios de prestação de contas e dados obtidos no site do município, além de estudo de caso com respostas em formulário específico, possibilitou uma investigação e apresentação de resultados. O texto destaca que, apesar das OSCs de Caraguatatuba apresentarem mudanças em relação à presença dos princípios da Governança Corporativa em sua gestão após a aprovação da Lei, e demonstrar potencial para colaborar eficientemente com o setor público, ainda há necessidade de aprimoramento, especialmente em relação à transparência, liderança descentralizada, avaliação objetiva de desempenho e conformidade legal, ressaltando a importância da implementação do Marco Regulatório para melhorar a fiscalização, monitoramento e prestação de contas. O estudo também traz a relação entre as parcerias realizadas e o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, metas 17.17 e 17.8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.